Connect with us

O que está procurando?

GameFMGameFM

Sem categoria

O longo caminho que Duke Nukem Forever percorreu até seu lançamento

Após o grande sucesso de Duke Nukem 3D, lançado em 1996, a 3D Realms não perdeu tempo e anunciou oficialmente o desenvolvimento de Duke Nukem Forever no dia 28 de abril de 1997, juntamente com a compra da licença de uso da engine de Quake II, a intenção era lançar o jogo em 1998.

Em junho de 1998, a 3D Realms passou para a Unreal Engine da Epic. O diretor do projeto, George Broussard disse que a transição da engine de Quake para a Unreal levaria pouco tempo, e que o jogo não seria significativamente atrasado. Ele também tranquilizou os jogadores dizendo que tudo que tinha sido revelado na demo da E3 de Maio de 1998 continuaria na engine da Epic. Ele também disse que DNF seria lançado em 1999.

Em 1999, a 3D Realms anunciou que tinha atualizado o jogo para a versão mais recente da Unreal Engine. Eles lançaram várias imagens do jogo no dia primeiro de novembro, que mostravam pela primeira vez Duke Nukem Forever na Unreal Engine. Em dezembro, a 3D Realms lançou um cartão de Natal que sugeria que DNF seria lançado em 2000.

Na E3 de Maio de 2001, a 3D Realms lançou um segundo vídeo que mostrava dois minutos de cenas in-game, que mostravam que o jogo se passaria em Las Vegas e teria um alto nível de interatividade com o cenário.

Em 2002, depois de contratar vários novos programadores, a equipe reescreveu completamente vários módulos da engine do jogo. Broussard estima que cerca de 95% do trabalho anterior em level design foi jogado fora no processo. Ele também disse mais tarde que eles nunca ficaram menos de dois anos do lançamento com a versão do jogo baseada na Unreal Engine.

Em abril de 2005 surgiram rumores de que que o jogo iria aparecer na E3 2005, junto com anteriormente cancelado Prey. Enquanto que Prey realmente fez uma aparição, os rumores do aparecimento Duke Nukem Forever acabaram por ser falsos.

Em abril de 2006, Broussard demonstrou para a imprensa amostras do jogo, incluindo protótipos de algumas fases e uma cena com veículos. Uma demo impressionante, segundo a edição de maio 2006 da Computer Games Magazine.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Um teaser foi lançado em 19 de dezembro de 2007, feito por funcionários da 3D Realms durante seu tempo livre no Natal.

Em 05 de junho de 2008, cenas in-game do jogo foram apresentadas no episódio de estréia do The Jace Hall Show. Filmado inteiramente com uma câmera de mão, esse vídeo não deveria ser revelado publicamente, ele mostrou o anfitrião de Jason Hall jogando uma fase do jogo em um PC nos escritórios da 3D Realms.

Duas screenshots de DNF foram incluídas em 24 de setembro de 2008, na versão de Duke Nukem 3D da Xbox Live Arcade.

Já em 2009, apareceram novas cenas do gameplay do jogo:

No dia 6 de maio de 2009, devido à falta de financiamento, grandes cortes de pessoal foram iniciados na equipe de desenvolvimento, levando no final, a demissão de todos os funcionários.

Foto de despedida dos funcionários

Em 14 de maio de 2009 a Take-Two (dona da Rockstar e da 2K), que detinha os direitos de publicação de Duke Nukem Forever, acusou a Apogee Software Ltd (3D Realms) de quebra de contrato, por não terminar o jogo. A Take-Two pediu uma ordem de restrição, para que a 3D Realms mantivesse tudo que foi desenvolvido para Duke Nukem Forever intacto durante o processo jurídico.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Em 18 de maio de 2009, os executivos da 3D Realms lançaram uma declaração oficial com o seu lado da história:

“[…] a 3D Realms não fechou e não está fechando. [… ]Devido à falta de financiamento, no entanto, estamos tristes em confirmar que dispensamos toda a equipe de desenvolvimento de Duke Nukem Forever equipe no dia 06 de maio. […]Agora a 3DR é um estúdio muito menor, vamos continuar a operar como uma empresa e continuar a licenciar e co-criar jogos baseados na franquia Duke Nukem. […]A proposta da Take-Two era inaceitável para a 3DR por muitas razões, incluindo a não liberação de dinheiro adiantado, pouca garantia de pagamento, e a não garantia de conclusão do jogo. […]Temos visto que a Take-Two está tentando adquirir a franquia Duke Nukem, em uma “liquidação”. [… ]Nós acreditamos que a ação movida pela Take-Two é sem mérito e é apenas uma tática de intimidação para obter a propriedade da franquia Duke Nukem. Nós vamos nos defender vigorosamente contra esta editora. “

Um artigo interessante no Wired explica ainda melhor os problemas com o desenvolvimento de Duke Nukem Forever:

Broussard simplesmente não podia tolerar a idéia de Duke Nukem Forever sair com outra coisa senão a tecnologia mais recente. Ele não queria que o jogo fosse apenas bom. Ele tinha que superar todos os outros jogos que existiam, da mesma forma que Duke Nukem 3D tinha feito.

Mas, pelo fato da tecnologia estar ficando cada vez melhor, cada vez mais rápido, Broussard estava em uma escada rolante. Ele via um novo jogo com uma técnica gráfica chamativa e corria para incorporá-la em Duke Nukem Forever. “Um dia, George começou a querer fases com neve”, lembra um colaborador que trabalhou em Duke Nukem Forever vários anos desde 2000. Por quê? “Ele tinha visto The Thing” (um novo jogo baseado no filme de terror de mesmo nome, situado na neve da Antártida) “e que ele queria isso em seu jogo.”

Os desenvolvedores querem fazer um excelente produto, e os editores só querem que ele estejam nas prateleiras o mais rapidamente possível. Se o jogo começa a ficar atrasado, a editora vai e pressiona os desenvolvedores. Broussard e Miller estavam livres disso, eles controlavam todo este sistema. Eles acabaram até criando um meme de internet, pois sempre que alguem perguntava quando o jogo seria lançado, eles respondiam: “Quando estiver pronto”.

Mas, uma hora o dinheiro acabou. Broussard e Miller tinha gasto cerca de US $ 20 milhões de seu próprio bolso em Duke Nukem Forever, e sua equipe de desenvolvimento atual, continuava a queimar vários milhões de dólares por ano. Miller e Broussard foram obrigados a perder sua liberdade. Eles foram para a Take-Two com o chapéu na mão, pedindo US $ 6 milhões para ajudar a terminar o jogo.

Ao não cumprir o seu contrato com a Take-Two, a 3D Realms, que antes deixava apenas os fãs bravos com os atrasos, agora tinha que enfrentar a justiça.

Resumindo: Se não fosse a megalomania perfeccionista dos produtores da 3D Realms, poderíamos ter tido pelo menos 3 ótimos jogos lançados nesse período.

Em Setembro de 2010, a 2K Games anunciou que o desenvolvimento de Duke Nukem Forever foi oficialmente retomado pela Gearbox Software. E agora, depois de 14 anos de desenvolvimento, o jogo finalmente está sendo lançado hoje.

Fontes: DNList, Unseen 64 (inglês)

Advertisement. Scroll to continue reading.

Espero que tenham gostado da minha primeira matéria aqui no Nerdice, os que gostam desse tipo de matéria diferenciada sobre games, podem acessar o meu humilde blog pessoal, o NeoGamer.

Comments

Rádio GameFM



Histórico

Twitch

 

RatingGame titleReview published
10/10Persona 518 de abril de 2017
10/10Resident Evil 7: Biohazard23 de janeiro de 2017
10/10Uncharted 4: A Thief's End17 de agosto de 2016
9.5/10Uncharted: The Lost Legacy19 de outubro de 2017
9.5/10Child of Light11 de maio de 2014
9/10Phantom Dust28 de fevereiro de 2024
9/10Celeste16 de março de 2018
9/10Dragon Ball FighterZ5 de fevereiro de 2018
9/10L.A. Noire (Switch)6 de dezembro de 2017
9/10South Park: A Fenda que Abunda Força20 de outubro de 2017
9/10Gundam Versus14 de outubro de 2017
9/10Mario + Rabbids Kingdom Battle2 de outubro de 2017
9/10Destiny 220 de setembro de 2017
9/10Splatoon 22 de agosto de 2017
9/10Horizon Zero Dawn16 de março de 2017
9/10Yakuza 018 de fevereiro de 2017
9/10Final Fantasy XV16 de janeiro de 2017
9/10Pokémon Sun & Moon29 de novembro de 2016
9/10World of Final Fantasy25 de novembro de 2016
9/10The King of Fighters XIV24 de agosto de 2016
9/10Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 47 de março de 2016
9/10This War of Mine5 de dezembro de 2015
9/10SOMA14 de novembro de 2015
9/10Undertale27 de outubro de 2015
9/10The Last of Us13 de dezembro de 2013
9/10BioShock Infinite17 de abril de 2013
8.5/10Voodoo Vince: Remastered26 de fevereiro de 2024
8.5/10Arzette: The Jewel of Faramore26 de fevereiro de 2024
8.5/10DOOM (2016) (Switch)16 de janeiro de 2018
8.5/10Assassin's Creed: Origins8 de dezembro de 2017
8.5/10Hellblade: Senua's Sacrifice26 de setembro de 2017
8.5/10Mega Man Legacy Collection 214 de setembro de 2017
8.5/10For Honor21 de fevereiro de 2017
8.5/10Ultimate Marvel vs. Capcom 35 de dezembro de 2016
8.5/10Attack on Titan28 de novembro de 2016
8.5/10Watch Dogs 227 de novembro de 2016
8.5/10Pokémon Go21 de outubro de 2016
8.5/10NBA 2K1720 de outubro de 2016
8.5/10Overwatch2 de agosto de 2016
8.5/10Guitar Hero Live20 de maio de 2016
8.5/10Street Fighter V15 de fevereiro de 2016
8.5/10Wolfenstein: The New Order1 de junho de 2014
8/10Far Cry 531 de maio de 2018
8/10Scribblenauts Showdown29 de março de 2018
8/10Sword Art Online: Fatal Bullet16 de março de 2018
8/10Payday 2 (Switch)27 de fevereiro de 2018
8/10Just Dance 20188 de dezembro de 2017
8/10Terra Média: Sombras da Guerra9 de novembro de 2017
8/10Observer19 de outubro de 2017
8/10Utawarerumono: Mask of Truth1 de outubro de 2017
8/10Collar x Malice4 de setembro de 2017
8/10Kona5 de maio de 2017
8/10LEGO Worlds30 de abril de 2017
8/10Tom Clancy's Ghost Recon Wildlands30 de março de 2017
8/10Deus Ex: Mankind Divided10 de dezembro de 2016
8/10Eagle Flight3 de dezembro de 2016
8/10Just Dance 201726 de novembro de 2016
8/10Hitman: The Complete First Season25 de novembro de 2016
8/10LEGO Star Wars: O Despertar da Força9 de agosto de 2016
8/10Dark Souls III2 de maio de 2016
8/10Hitman GO: Definitive Edition13 de abril de 2016
8/10The Division14 de março de 2016
8/10Digimon Story: Cyber Sleuth22 de fevereiro de 2016
8/10Unravel14 de fevereiro de 2016
8/10Mega Man Legacy Collection27 de agosto de 2015
8/10Castle of Illusion (2013)20 de dezembro de 2013
7.5/10The Elder Scrolls V: Skyrim (Switch)27 de fevereiro de 2018
7.5/10Bad Apple Wars26 de outubro de 2017
7.5/10Night Trap 25th Anniversary Edition14 de outubro de 2017
7.5/10Mafia III9 de dezembro de 2016
7.5/10Batman: The Telltale Series1 de dezembro de 2016
7.5/10Tales of Zestiria23 de maio de 2016
7.5/10Sébastien Loeb Rally Evo12 de maio de 2016
7.5/10Hitman (2016)4 de abril de 2016
7.5/10Far Cry Primal 29 de fevereiro de 2016
7.5/10Assassin's Creed IV: Black Flag25 de maio de 2014
7/10Esquadrão Suicida: Mate a Liga da Justiça22 de fevereiro de 2024
7/10The Seven Deadly Sins: Knights Of Britannia16 de março de 2018
7/10Digimon Story Cyber Sleuth Hacker’s Memory31 de janeiro de 2018
7/10Star Wars Battlefront 24 de dezembro de 2017
7/10Eliosi's Hunt26 de outubro de 2017
7/10Marvel vs. Capcom: Infinite7 de outubro de 2017
7/10Drive Girls21 de setembro de 2017
7/10NBA 2KVR Experience3 de janeiro de 2017
7/10Steep2 de janeiro de 2017
7/10Running With Rifles28 de novembro de 2015
7/10Alien Shooter: Revisited21 de novembro de 2015
7/10Kingdom7 de novembro de 2015
6.5/10Need for Speed Payback24 de janeiro de 2018
6.5/10Sonic Forces20 de dezembro de 2017
6.5/10Absolver20 de outubro de 2017
6.5/10Drakengard 323 de junho de 2014
6.5/10Yaiba: Ninja Gaiden Z4 de maio de 2014
6/10Batman Arkham VR2 de dezembro de 2016
5/10Creeping Terror6 de dezembro de 2017
4/10DriveClub5 de novembro de 2014

Advertisement
ABRIR RÁDIO
FECHAR RÁDIO