Já faz algum tempo desde que a Microsoft adotou a estratégia multiplataforma, lançando jogos não apenas no PC, mas também no PlayStation 5 e Nintendo Switch. Por mais que a decisão ainda cause estranheza para muitos, outros já se acostumaram e adoraram a iniciativa.
Shuhei Yoshida, ex-presidente da Sony Interactive Entertainment Worldwide Studios, comentou que talvez a Microsoft seja a maior editora presente no PlayStation no presente momento, e mencionou que olhando para a base instalada do Xbox atualmente, é compreensível a mudança de rumos da plataforma.
“Suspeito que a Microsoft seja a maior editora do PlayStation”, ele riu (via Sacred Symbols+). “Olhando para a base instalada do Xbox, acho natural entender o que eles estão fazendo. Parece que a Microsoft está mudando seu foco para o Game Pass, o que talvez venha do DNA da empresa. Eles são uma empresa de software; uma empresa de nuvem.Então, seus produtos, como o Office 365, estão disponíveis em todos os lugares – no Mac, no celular, no Windows. Eles provavelmente esperam que o Game Pass esteja disponível em todos os lugares no futuro.”
“Acho que é uma vitória para os donos do PlayStation. Eles terão acesso a jogos aos quais não tinham acesso anteriormente.”
O comentário de Yoshida é bem claro. O japonês faz questão de mencionar a base instalada de jogadores, que reduz ano após ano devido ao baixo número de consoles Xbox vendidos, o que leva à decisão de apostar em jogos e serviços multiplataformas.
Embora o foco no Game Pass seja óbvio, é improvável que o serviço de assinatura esteja disponível em todas as plataformas possíveis, já que dificilmente a Sony permitiria um rival direto da PlayStation Plus em seu ecossistema. Mas nunca diga nunca, né?