Início » Escape 60′ – Uncharted 4. Nós fomos!
Destaque Notícias

Escape 60′ – Uncharted 4. Nós fomos!

Você já ouviu falar em Escape 60′? Eu por acaso já, mas nunca tinha nem chegado perto de um.

O Escape 60′ é uma experiência que se originou internacionalmente tem cerca de 3 anos e atualmente está presente em diversas cidades do mundo, incluindo São Paulo e agora Rio de Janeiro.

Ele consiste em uma loja, normalmente localizada em shoppings ou galpões, em que existem diversas salas temáticas, onde o objetivo é escapar em menos de 60 minutos (daí a origem do nome Escape 60′). Com grupos de 4 até 8 pessoas, os participantes são trancados em uma sala com apenas algumas pistas e uma história para se entender o contexto da situação e todos tem que colaborar e usar a cabeça para desvendar os mistérios, juntar pistas e resolver enigmas para todos saiam da sala antes do tempo estourar.

Além de temas como hotéis, castelos, presídios, laboratórios, entre outros, existem algumas salas com temáticas de video games. Em São Paulo existe uma sala baseada em Assassin’s Creed Syndicate, por exemplo, que eu nunca tive a oportunidade de experimentar mas dizem que é muito boa. Agora chegou no Rio de Janeiro (e em SP também) uma sala baseada no novíssimo Uncharted 4: A Thief’s End e nós fomos convidados para experimentar. A sala foi feita e lançada pouco antes do lançamento oficial do game e fomos uns dos primeiros a testa-lá (e, spoiler alert, aprova-la, hehe).

Assim, não é interessante eu explicar como é a sala, até porque parte da graça é justamente ir resolvendo os quebra-cabeças e ser surpreendido pelas novidades que o ambiente de apresenta, mas no caso da sala do Uncharted, eu fiquei positivamente surpreso, porque de início você acha que será algo simples e bobo (e pequeno), mas conforme você vai desvendando os mistérios, novas salas se abrem e novos puzzles aparecem.

Mas é aquela coisa, se você foi uma vez e conseguiu sair da sala a tempo, existe pouco incentivo para ir de novo na mesma sala, por isso mesmo que o Escape 60′ tem diversas salas temáticas diferentes para o cliente sempre tenha experiências novas.

Sobre a minha experiência na sala do Uncharted 4, eu tenho que dizer que foi muito divertida. De início, como falei antes, não esperava muita coisa, mas a cada solução alcançada o tempo ia ficando cada vez mais apertado e novos puzzles e salas iam se abrindo. No final a minha equipe conseguiu sair faltando pouco mais de 5 minutos para o tempo estourar, o que só deixou a etapa final ainda mais emocionante. E o tempo voou. Eu realmente achava que 60 minutos era muito tempo, mas você nem vê ele passar e quando se dá conta está no último puzzle com o tempo quase terminando.

E se você nunca jogou Uncharted ou ainda não jogou o 4, não tem problema. A sala não tem nenhum tipo de spoiler e nem requer conhecimento prévio de nada. Ela tem a temática voltada para florestas, tumbas e templos e utiliza algumas informações e elementos presentes no Uncharted 4, mas eu diria que ela poderia ser facilmente convertida para uma sala “genérica” sem o tema do jogo, caso seja necessário. O tema envolvendo Nathan Drake e seus companheiros só dá um tempero a mais para a experiência.

Além do objetivo de sair da sala, você tem alguns objetivos secundários, no caso da sala do Uncharted era coletar 15 moedas, que definiriam o tipo de troféu que o seu time receberia no final, de bronze a platina, assim como ocorre nos consoles PlayStation. O troféu é só simbólico, infelizmente você não pode levar para casa, hehe (e conseguimos a platina!).

Sinceramente achei o valor do Escape 60′ um pouquinho salgado, ainda mais que você necessariamente precisa de um grupo de pelo menos 4 pessoas para começar a brincadeira, mas considerando que as salas são meticulosamente criadas e feitas de modo que você possa sair a tempo e ainda tenha uma diversão segura para todas as idades, acaba que o valor compensa pela experiência única.

Em resumo, no final eu me surpreendi. Não esperava que fosse ser divertido como foi e fiquei realmente interessado em experimentar as outras salas que eles oferecem.

Para aqueles interessados, o Escape 60′ Rio de Janeiro funciona diariamente, das 9h às 21h. De segunda a sexta, das 9h às 17h, o ingresso custa R$ 69. De segunda a sexta, a partir das 17h, sábados, domingos e feriados, o valor é de R$ 79. É necessário que o grupo tenha ao menos quatro pessoas.

O Escape 60′ Rio de Janeiro fica no Shopping Cassino Atlântico. Avenida Atlântica 4240, em Copacabana. Tels.: 2147-2757 e 2147-2749. Para mais informações incluindo a Escape 60′ de São Paulo, acesse: http://www.escape60.com.br/

Agradecemos a Sony e ao Escape 60′ pelo convite e por poder experimentar a sala antes de todo mundo.

Confira a nossa galeria de fotos:

Sobre o Autor

Foto de perfil de Alan Motta Cardoso

Alan Motta Cardoso

Tem Mestrado em Biologia Marinha mas atualmente trabalha com games. Pode isso, Arnaldo?

Comentários

Loading Facebook Comments ...

2 Comentários

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Último Vídeo – GameFM – YouTube

Media Kit GameFM
Debug Mode - Podcast
GameFM Play
Mesa do Fliper






Pular para a barra de ferramentas