Ontem à noite, Satoru Iwata, atual CEO da Nintendo, anunciou que a Nintendo não fará nenhum keynote para o público na E3 desse ano, e que a nova estratégia da empresa seria o foco em apresentações menores ao longo do ano, como Nintendo Direct.
Essa declaração gerou um bocado de polêmica e fúria, principalmente sobre o fato de que a Nintendo estaria perdida por estar fora da E3, o que não é bem assim, inclusive já elucubramos sobre isso no post anterior, dizendo que haveriam apresentações e vídeos. Inclusive as ações da empresa caíram um bocado no momento do anúncio.
Por causa disso, um dos Diretores Sênior da Big N, Charlie Scibetta, veio a público para esclarecer bem os fatos.
A Nintendo não irá realizar keynotes para o público durante a E3. Isso é um fato. O palco principal do Los Angeles Convention Center não terá lugar para a Nintendo esse ano. Significa que ela está fora da feira? NÃO. A Nintendo VAI TER ESTANDES PRÓPRIOS NA FEIRA, mostrando os jogos novos, como prometido, e também vai informar a todos das novidades por meio de dois canais:
– Nintendo Direct, para o público;
– Apresentações particulares, para os distribuidores e uma parcela da mídia;
Os vídeos da Nintendo Direct vão mostrar o conteúdo das novidades que a Nintendo tem a oferecer ao longo da feira. As apresentações particulares serão feitas no mesmo dia que teoricamente a Nintendo faria o seu keynote, dia 11 de Junho, antes até do Los Angeles Convention Center abrir, no Nokia Theater, para os distribuidores dos Estados Unidos, e para uma parte da mídia experimentar os novos jogos que a desenvolvedora tem a oferecer.
É uma estratégia curiosa, e pouco ortodoxa, sem dúvida, pelo menos no mundo das desenvolvedoras de jogos. A E3 tem um público absurdo todos os anos, e serve como ferramenta de divulgação para o mundo inteiro. Vamos ver como a nova estratégia da Nintendo vai trazer como conseqüências.