Debug Mode #33: A Capcom (também) é idiota – Podcast

Alan (@Alanzice)
1 min de Leitura

Novo episódio do Debug Mode, o Podcast da GameFM!

Nesse episódio falamos sobre a Capcom e todas as suas decisões idiotas. Lançamentos de versões novas de jogos em menos de 6 meses, DLCs em excesso, Esquecimento do Mega Man, Saves que nunca podem ser deletados, DLCs que já vem na mídia física, boicotes de fãs, enfim, todas as polêmicas envolvendo a empresa japonesa que foi de uma das mais amadas para uma das mais odiadas pelos gamers. Confira!

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9 Comments
  • Olá gente, estou de volta por um tema que eu já tenho em mente há anos. Para ter noção já até fiz um trabalho da faculdade sobre esse mesmo tema, o caminho que a Capcom está tomando. Sim, ela é idiota e uma grande filha da puta. Primeiro de tudo que os jogos dela caíram bastante de qualidade, não são jogos ruins, mas saber que um jogo é da Capcom não dá a mesma felicidade que se dava antes. Vc ouvia aquele barulhinho com a logo deles surgindo e vc sabia que prestava, hoje em dia vc vê a logo e sabe que vai ter DLC. Os jogos de luta dela estão bem fraquinhos (não, eu não gosto de Street Fighter IV), Street Fighter IV foi bem inferior como jogo de luta se comparado ao III. O jogo perdeu seus combos e virou, com a maioria dos personagens, um jogo de jab seguido de hadouken, hoje eu chamo de Jab Fighter IV. Além disso todos os jogos de luta feitos por ela são incrivelmente desbalanceados, Marvel vs Capcom é uma orgia de personagens, com 9 realmente competitivos e todos os outros 41 de figuração, Street Fighter IV tem de 4 a 6 ranks de tier, com Fei Long e Akuma no topo da lista sempre, Street Fighter vs Tekken tem um Rank da tier SÓ para o Ryu e o Ken. Então a incompetência dela vai além de vender meio jogo. E sinceramente, Ultra Street Fighter IV é uma piada, 15 dólares (40 se vc não tiver o arcade edition) por 4 personagens portados do SF x TK (e personagens escrotos. Porra, quem gosta do Hugo?) e um balanceamento baseado no feedback dos fãs (atestou sua incompetência, com isso ela diz que os game designers dela são incapazes de pensar um jogo balanceado). Além disso, pra que lançar um novo street fighter no final de uma geração? Eu garanto que em um ano de PS4 ela vi anunciar um Street Fighter V, se não antes. O pior é ter a certeza de que muita gente vai comprar esse novo porque tem que se manter atualizado caso queira entrar em campeonatos, até mesmo os não-oficiais. Então é pura mercenarice, é sugar o dinheiro mesmo. Acho que não preciso falar de SF x TK porque é bem óbvio e todo mundo já sabe que ela vendeu meio jogo pelo preço de um completo. Megaman então, coitado, vem sendo destruído a cada nova tentativa, a Capcom tem Megaman Legends, Megaman ZX e Megaman X que ela pode investir e decide cancelar as continuações e fazer um para mobile. Sério Capcom, quem deu essa ideia?? E quem concordou com isso?? Me arrependo amargamente de ter comprado o Ultimate Marvel vs Capcom 3, não compro mais seus jogos e tento ao máximo fazer com que meus amigos também não comprem, não é justo o tratamento que é dado por ela a seus consumidores e enquanto ela continuar a agir dessa maneira ela deve continuar sendo boicotada, até que aprenda a ganhar dinheiro com jogos bons de verdade ao invés de com DLCs e/ou atualizações. É isso, ótimo podcast, um tema bem relevante e bem interessante e acho que vcs poderiam aproveitar que estão falando da Capcom e o fim da EVO para fazer um Podcast sobre fighting games, super apoio (Y). Parabéns pelo trabalho e desculpem pelo comentário gigante, eu juro que tento não me estender, mas as vezes é muito complicado xD.

  • Ultra é melhor que Hyper, pois Hyper combo são 5 hits e Ultra combo mais de 20 hits lol. Os botôes L e R no Street Fighter do SNES eram Soco Forte e Chute Forte respectivamente. Esqueceram do Street New Challengers que saiu pro Super, que tinha especial (super combo) e os personagens Cammy, Fei Long, Dee Jay e Thunder Hawk. E sim, SFA2 no SNES é horrível de tão lento.

    Rose “compartilha” a mesma alma com Bison.

  • Olá galera do Debugmode!
    Já ouvi praticamente todos os casts de vocês e gosto muito da forma crítica como analisam os temas (não ficam encima do muro).
    Creio que se a Capcom ainda não é idiota, mas anda a caminho!
    1 abraço e continuem com o ótimo trabalho!

  • Muito bom o cast. Sobre a ideia de “cobrar por balanceamento”, fico imaginando o “próximo passo”. Será que vão cobrar para corrigir bugs? Nada contra a DLC em si. Mas uma DLC com um preço moderado que realmente adiciona algumas horas de jogo.

    Sobre o que ela fez com Resident Evil, eu fico sem palavras. Desde o 4, eu não sinto o mínimo de medo. Senti mais medo e tive que racionar mais a munição, no Sniper Elite Nazi Zombie Army, que no RE 6 e isto que o primeiro, é um jogo de TIRO e o segundo, um jogo QUE ERA PRA SER DE TERROR. Eu não gosto muito de TPS(tirando raras exceções), e talvez por isto não tenha gostado dos novos RE, mas mesmo assim, mudar do nada, toda a proposta da série não é algo bom. Principalmente no mundo atual, com tantos bons jogos de tiro e quase nenhum jogo de terror bom. Lembro que na época do DOS, eu jogava o “Heretic”. Era um ótimo jogo. Gastei quase R$ 60,00 no Heretic II, que na época, era tudo o que tinha, pois ainda era criança e adivinhe. Transformaram um FPS em um jogo de PLATAFORMA. Inovar é uma coisa bem vinda, mas DENTRO DA PROPOSTA DO JOGO. Não vamos tentar fazer um sujeito pilotar um caça num Mario da vida ou algo do tipo.

    Só achei que faltou falar sobre darkstalkers e megaman, no mais, ótimo cast.

    OBS : Se o comentário estiver com alguma gafe ou erro de gramática, estarei disponibilizando uma versão paga com a correção via download.

  • Fala ae galera , blz!
    Quando eu vi o título do podcast eu fiquei muito mais surpreso que vocês!
    Imaginei que eu o meu comentário foi "Super Effective".
    Sempre fui fã dos jogos the Capcom , jogos como Mega Man, Marvel super heros vs Street, MvsC 1, 2, e quase o 3, Capcom vs Snk e claro Breath of Fire 4 que para mim é um perfeito RPG (ao lado de CC). Street Fighter eu sempre fui apaixonado e sempre defendi ele contra o KOF, pois KOF tem personagens muito O.P, tipo personagens que misturam agarrão especial, projeteis , shoriukens (que terminam com agarrão no ar), Agarrão aéreo e velocidade e força consideráveis.
    Eu acho que o sistema de combo do Marvel vs Capcom 1 é mais difícil que o 2. Pois no MvsC 1 tem seis butões (ACHO), já que no 2 tem menos botões e fica mais fácil levantar e surrar os outros no ar.
    A série Mega Man x para mim foi até o x5, já que o X6 não foi com o criador originaL (pois a série X era para ter um "fim" no x5)l e eu acho uma bosta o x6 e Zero tá uma bosta lá.
    Eu acho Street Fighter 3rd strike muito bom, pois mistura diversos personagens e tem sistema de parry que é bem legal.
    Pouca gente sabe , mas o Oro (O sem braço para o Allan) ele é um dos personagens mais fortes the história ao lado de Gill e Oni que é teoricamente uma das entidades mais fortes the série Street Fighter. Porem Oro se limita intencionalmente, pois não quer matar seus inimigos devido a sua força monstruosa (Também tem o Cody que não é por matar e sim se limitar , ele que usa algemas, apesar de ser capaz de removê-los facilmente e Akuma, que só luta com força total contra um adversário que ele considera digno.
    O Oro pode ser parcialmente baseado em Yoda do Star Wars e ele também pode ser parcialmente inspirada pelo Mestre Helio Gracie, o fundador do Jiu-Jitsu Brasileiro , que faleceu em 2009 com a idade de 95. Oro tem uma forte semelhança física com Gracie, que ficou com um braço quebrado em uma das suas lutas, mas recusou-se a tocar em uma de suas únicas derrotas (Que foda em! BRASIL! na duvida, procure a wiki do Oro).
    Bem, a Capcom para mim morreu no Super Street Figher 4 (ou antes), pois ela tem sacaneado bastante seus jogadores e ela obriga você comprar um outro jogo , igual ao MvsC3. Cara aquilo foi ridículo e acho que foi ali que a Capcom fez a sementes do ódio nascer nos corações dos jogadores espertos!
    Capcom agora anunciou o Strider, vamos ver quantas DLC está por vir e outra, não compro mais os jogos the capcom, o ultimo que eu comprei foi o Street vs Tekken e já achava uma bosta no 360☠ e só comprei pois estava com desconto de 75% na steam.
    O desbloqueio dos personagens no Street vs Tekken é ridícula, um arquivo.lua!
    Isso não existe cara… você baixa esse arquivo na net e coloca no original que dá no mesmo, você tem todos os personagens de graça ( Que é o certo!), não é banido e nem nada.
    Pensei em até comprar o Street 4 arcade edition com desconto de 75%, pois sou muito fã the série, mas a sorte que o meu cartão não estava passando e uma semana depois ela anuncia o ULTRA… foda isso em capcom.
    Não compro season passe e só compro jogo com desconto de 75%, principalmente os que já vem com todas as DLC, igual ao Civilization V Gold Edition que de 75,00 caiu para 18,00 e paguei em boleto (Sim Allan, BO-LE-TO!).
    PS:Sim, Alpha 2 tem loading, mas nem percebia isso por ser um pequeno índio e EU LIGO PARA ONIMUSHA E SEU TRAILER MENTIROSO DO 3 ahahahah. Zerei Onimusha 4 em japonês e só depois eu percebi que dava pra colocar inglês.
    Abraço a todos, me adicione na steam (se quiserem é claro, manda mensagem no Facebook) e queria falar mais, porem não quero 2 horas de coments. :)

  • Voltei depois de ficar sem comentar em alguns podcast. Fico muito bom o Podcast, só uns comentários sobre megaman.

    Sobre os Jogos da Serie megaman:
    Os jogos da Serie principal. Por Ordem Cronológica:
    Serie “Clássico” (1 ao 10) (anos 20xxx)
    Serie X (x1 ao x8) (anos 21xxx)
    Command Mission (comecinho dos anos 22xx)
    Serie Zero (1 ao 4) (fim dos anos 22xxx)
    Serie ZX e ZX Advent (anos 24xxx)
    Serie Legends (anos 8xxxx) sim anos 8xxx, da pra ver nos diálogos do jogo.

    Sim, Megaman Legends faz parte da serie principal. a Capcom e o criador (Keiji Inafune). confirmaram isso a muitos anos. Para ser ter uma ideia, os cristais que você procura Nas Ruínas em megaman legends forram criados Pela Ciel (Personagem da serie megaman Zero).

    “Meu jogo favorito é Mega Man Legends, um título que realmente não vendeu bem na franquia Mega Man.”
    Keiji Inafune no Tokyo Game Show realizado em 2007.

    Megaman x7 foi em 3d, mas o megaman x8 foi em 2.5d.

    A serie X teoricamente terminaria em x5. com o final o Zero morria e só seria ressuscitado em megaman zero.

    Megaman x7 e x8 que tem o novo tipo de reploid com DNA database. ( quem no lugar de apenas absolver as habilidades, passam a se transformar nos reploids derrotados). que seria a ligação tecnológica com o cyber-elves de megaman zero.

    Segundo os planos originais os jogos megaman 9, 10, x9 e x10. seriam jogos de ligação, para fechar a historia. nem preciso disser que foram abandonados.

    A serie megaman Legends tem uma historia de fundo muito boa, o problema e a tecnologia e engine utilizada. deixava o jogo muito muito feio, sendo que sua versão menos ruim é a de PlayStation. O jogo carecia de Diálogos mais completos e legendas. o que dificultava o entendimento da historia.

    Espero ter esclarecido um pouco sobre a serie megaman. Vlw por terem lido.

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