Em nosso primeiro episódio ao vivo diretamente na rádio GameFM, que rolou no dia 8 de Outubro, falamos sobre problemas nos lançamento de jogos online, como ocorreu com GTA Online, Diablo III, SimCity e tantos outros. Confira!
(0:00) Introdução
(5:28) Episódio
(1:06:45) Leitura de comentários
Feed ► https://gamefm.com.br/feed/debug-mode-podcast/
Links da GameFM ► https://linktr.ee/gamefm
Caramba!!! Realmente é um amadorismo surpreendente, acho que empresa nenhuma hoje em dia pensa em excelência em atendimento ou até mesmo fazer o básico. Eu sou uma minoria e talvez até mesmo o único que não curte GTA, mas a Rock Star parece até que fez de sacanagem, pois na 1ª semana de jogo eles já bateram o recorde de entretenimento mais vendido na história… E o que fizeram com esta informação? Nada… Agora eu cmo já até havia comentado, estava super ansioso pelo Beyond, mas… Me surpreendi com o jogo sem a dublagem em português. Cara já tinha ficado empolgado com a Demo e meu inglês até quebra o galho, mas já tinha ficado na expectativa. No Blog da Sony, eis que eles falam que terão recall, mas comprei em uma loja virtual de sampa e sou vizinho de vcs, olha o problema. Liguei para o Call Center da Sony, que é terceirizado, óbvio. A atendente cagou para mim e ficou falando que eu tinha que procurar a loja e pouco se lixou de eu ter dito que a loja é virtual, tipo, se vira e desligou na minha cara!!! A única coisa que me restou, foi reclamar nas redes e na própria Sony. Realmente vcs tem toda a razão, o que se passa com estas empresas? Eu entendo que qnto mais se cresce, mais difícil de manter a qualidade, mas estamos falando do 2° e talvez 1° maior mercado do mundo, com lucros absurdos… Tipo trabalho na empresa privada que mais lucra no Brasil e fico embasbacado com o montante de grana que ela movimenta e a Rock Star, alcançou em dias o que eu vi em um trimestre de faturamento quase (lucro do trimestre foi de 5 Bi), em um único produto… Cara é muito dinheiro para pouco retorno em serviços decentes.
Aí pessoal! Andei meio sumido dos comentários, mas sempre ouvindo os podcasts. Primeiro, não precisam pedir desculpas pelas falhas do evento ao vivo. Isso acontece, e o trabalho de vocês é sublime, considerando as ferramentas que vocês possuem para desenvolvê-lo. Segundo, dos jogos que supostamente vem de graça e não funcionam. Um deles é o Battlefield 1942, que foi disponibilizado gratuitamente pela Origin, mas que eu não consigo nem abrir de jeito nenhum. Vocês já tentaram?? O Ricardo, amigo de vocês que participa ocasionalmente do podcast, deve saber do que estou falando (afinal, ele é fã da franquia, declarado até mais que call of duty).
De uma maneira geral, acho que os jogos online tendem a melhorar, uma vez que a maior parte deles ainda é stand alone, e o cara só conecta pra baixar DLC ou fazer atualização. Mais uma vez, parabéns pelo incomparável trabalho. Acompanho a gamefm desde antes do primeiro podcast, e torço muito pelo sucesso de vocês (e faço coro pra gamefm na E3 2014!!)
abraço!
Sobre lançamentos online, um que eu me decepcionei muito, foi o beta do BF 4. Apesar do problema não ser os servidores, como costuma ser, o grande problema é a exigência gráfica dele. Minha máquina roda Crysis de boa. Agora ele, eu tive de usar o gamebooster para poder joga-lo e quando comecei a jogar, me decepcionei logo no mapa. Parece até que para atrair jogadores de CoD, eles fizeram um mapa que apesar de grande, muito focado em confrontos de perto. Outro grande problema, é que ao clicar em atirar, tem um delay que as vezes é pequeno e as vezes grande. Este delay nem é ruim, quando o cara ta a uns 50 metros. Agora, numa briga, por exemplo de um sniper no topo de um prédio contra outro sniper no topo de outro prédio, este delay torna impossível jogar. Se a versão final vir com estes problemas, eu não vou comprar.