Connect with us

O que está procurando?

GameFMGameFM

Destaque

King, de Candy Crush, registra a marca Candy, e tenta retirar vários jogos com a marca do ar

A King, responsável pelo famoso Candy Crush Saga, está intimando vários desenvolvedores que tenham jogos com Candy no nome, para que eles sejam retirados da AppStore. Saiba mais em:

Todos conhecem a King, responsável por um dos grandes sucessos da plataforma mobile, Candy Crush Saga. O que nem todo mundo conhece é a prepotência do estúdio em acabar com a concorrência através de registros absurdos de patente.

A um ano atrás, mais especificamente no dia 6 de fevereiro de 2013, a King entrou com um processo para registrar a palavra Candy, o que significa que nenhum outro aplicativo poderia ter a palavra no nome, sem ter que responder judicialmente à produtora. Não é necessário dizer que é um absurdo registrar uma palavra que não só já existe, como é largamente utilizada, como sua. Mas enfim, vamos continuar. O pedido entrou na sua etapa final no dia 15 de Janeiro, e a King já está mandando pedidos extrajudiciais para todos os jogos com Candy no nome para que esses aplicativos sejam removidos da AppStore, para não enfrentar as consequências flamejantes da Justiça.

O pretexto, de acordo com um representante da King, em entrevista à Polygon, é de proteger as suas propriedades, e evitar que outras desenvolvedoras façam uso do sucesso de Candy Crush para promover os seus produtos, confundindo os consumidores com imagens e títulos parecidos. Você pode muito bem processar os clones, como a Blizzard está fazendo com Legend of Crouching Dragon, mas o problema é prejudicar gente que não tem nada a ver com isso, como o pessoal de The Banner Saga, RPG de estratégia, que está sendo intimado pela King, que também tem o registro da palavra Saga. Isso ainda vai dar muita dor de cabeça. Para concluir a defesa da King, se algum jogo for deixado de lado, poderia abrir um precedente para os verdadeiros clones se aproveitarem. Não me convenceu.

E como tem sempre a parte que protesta, vários desenvolvedores independentes se juntaram para criar o Candy Jam, uam espécie de Global Game Jam, onde os participantes tem de criar jogos em um curto espaço de tempo, mas são encorajados a desafiar os registros da King, e desenvolver jogos com Candy e Saga, entre outros, nos nomes. O objetivo é protestar contra a (ridícula) idéia de registrar uma palavra comum como se fosse sua. Eu apoio.

Comments

Rádio GameFM



Histórico

Twitch

 

Advertisement
ABRIR RÁDIO
FECHAR RÁDIO