Square Enix está “lutando” para conseguir algum lucro dos jogos dela

Luiz Felipe Guimarães
Luiz Felipe Guimarães
3 min de Leitura

 

A Square Enix admitiu recentemente que está tendo dificuldades em conseguir lucros dos seus jogos de console.

Apesar da melhora nas vendas, a desenvolvedora japonesa perdeu 5.7 bilhões de ienes, no período que terminou no dia 31 de Dezembro de 2012. As vendas dos jogos de console foram as grandes responsáveis pelo prejuízo.

“Durante o período de 9 meses que terminou no final do ano, a companhia não se recuperou ainda dos prejuízos operacionais no período de 6 meses que vai até Setembro de 2012, primariamente por causa da dificuldade cada vez maior de satisfazer o mercado de games ao redor do mundo, e o grupo está lutando para conseguir uma margem de lucro significativa, um bom retorno de seu investimento”. Esse foi o pretexto da Square.

Além disso, o relatório financeiro não considerou jogos como Hitman: Absolution e Sleeping Dogs. Outra característica que vale a pena notar é que o mercado de PC e plataformas mobile está indo bem, com os MMOs e jogos sociais da desenvolvedora, como Final Fantasy Artniks. “Ambos estão gerando um lucro aceitável”.

Além disso, a empresa espera fechar o próximo período com lucro, com jogos como Kingdom Hearts 1.5 HD ReMIX, Tomb Raider, e Dragon Quest VII de 3DS.

Tadinha da Square, né? A culpa é do mercado malvado e cada vez mais exigente… não é da desenvolvedora, que insiste em criar sequências e spin-offs RIDÍCULOS para um jogo AINDA PIOR (sim, estou falando de Final Fantasy XIII, aquilo é uma vergonha para todo o gênero de RPGs), e investir em jogos como Final Fantasy: All the Bravest, em que VOCÊ TEM QUE PAGAR PARA REVIVER OS SEUS PERSONAGENS QUE MORREM EM COMBATE, ou claro, esperar intermináveis minutos. Não vamos esquecer dos rios de dinheiro que a Square está gastando para trazer de volta FFXIV, e ninguém liga para esse jogo. Queremos Final Fantasy de verdade.

E eles ainda esperam ganhar com remakes, versões em HD, e MMOs que já estão ultrapassados. Pelo menos um jogo original ainda tem para lançar, que é o reboot de Tomb Raider. “Original”, claro.

E nem vamos comentar sobre jogos com potencial, como Bravely Default, que ficam restritos ao Japão. Enquanto isso, Ni No Kuni: Wrath of the White Witch está vendendo maravilhosamente bem, principalmente na Europa, como prova do que o público realmente quer. Ni No Kuni não é publicado pela Square, porque eles são incapazes de tomar boas decisões.

A Square não vai falir por causa disso. Tá longe ainda. Mas é simplesmente infantil achar que a culpa é do mercado, do consumidor que é exigente, em vez de olhar para o próprio umbigo e ver que o seu produto não vende porque é uma porcaria.

Compartilhe esse artigo
Artista, modelador e apreciador de todos os estilos de jogos. Tem um diploma de graduação em biologia guardado em algum lugar. Só não sabe onde.
13 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *